A reconstrução do muro da praça José Deeke está se mostrando uma obra de grande vulto. A empresa responsável pela execução do muro está, ao que parece, se empenhando para que o término da obra não se estenda ainda mais.
Nossa preocupação e lamento, no entanto, é com o tratamento dado à praça como um todo. Plantas viçosas e bem cuidadas mantidas pela setor de ajardinamento da Prefeitura, com recursos de impostos pagos pelo cidadão ibiramense, estão sendo, em parte, danificadas pelo peso do material para reconstrução do muro.
Assim que o muro for concluído, será, naturalmente, iniciada a reconstrução da praça, que deverá manter as mesmas características anteriores a queda do muro e até corrigir eventual desvio do design original, para não perder aspectos tradicionais, que possam ter sido negligenciados.
Estando apoiada na sua história, sugerimos que seja valorizado ainda mais seu patrono. José Deeke foi presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática que viveu em Ibirama de 1909 até 1929. Em horas de folga gostava de escrever poesias sentado num banco neste local, tendo como inspiração o rio Hercílio e a serra Mirador.
Para divulgar e perpetuar este fato e, a exemplo do que acontece em outras cidades, uma construção em cimento ou outro material durável, de uma figura humana, em tamanho real, escrevendo sentado em um banco olhando em direção ao rio e a serra, monumentos naturais de sua inspiração, seria uma homenagem justa, atrativa e educativa.
Conhecer personagens e histórias é a maneira que se pode escrever, programar e escolher os rumos da nossa cidade!
Adorei a idéia!
ResponderExcluirVamos torcer, para que a sugestão seja aceita!!! Se não for "possível", qque pelo menos o busto fique de frente para o Rio Hercílio e Serra do Mirador!!!
ResponderExcluir