Titulo

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PALAVRA LIVRE na Câmara de Vereadores - 26/10/2009

Exmo Presidente Sr. David Vinci, Srs. e Sras. Vereadoras, Srs. e Sras. Presentes,

Inicialmente quero parabenizar pela iniciativa de algumas pessoas que, durante a Conferência Intermunicipal de Cultura, conferência promovida pela 14 SDR e AMAVI, criou a comissão provisória para formação do Conselho Municipal de Cultura de Ibirama. A indicação sobre a criação deste Conselho, feita por nós e aprovada por esta Casa no mês de julho, torna-se agora um embrião que crescerá e certamente tornará Ibirama uma cidade referência na valorização da CULTURA. A necessidade da formação deste conselho foi manifestada por grupos de artistas e produtores de cultura por ocasião do programa "O futuro é agora", a fim de consolidar e democratizar as linhas de atuação e das atividades culturais do nosso município.
Tenho em mãos uma do jornal A Notícia, do dia 22/10/2009, que noticia ser de Joinville o 6º lugar no ranking nacional, figurando"...entre as dez cidades brasileiras que apresentam melhor desempenho no Índice de Gestão Municipal de Cultura..." e Itajaí se encontra na 9ª colocação. Espero um dia ver também Ibirama se destacando nesta área, a julgar pela riqueza cultural da nossa terra!

Outra questão a ser abordada hoje é saber o motivo pelo qual alguns bancos ainda não receberam a notificação da lei nº 2663, que determina o "tempo de espera em filas de bancos e casas lotéricas", aprovada por esta casa e sancionada em 22/09/2009 pelo Sr Prefeito Duílio Gehrke. Tendo em vista que as leis são criadas para serem cumpridas, sua execução se dará pelo aviso da mesma aos envolvidos que, sem o qual, não poderão atender ao seu cumprimento.
Fica aqui registrada nossa sugestão de que seja feita emissão de correspondência aos envolvidos na referida lei, para que esta seja cumprida, dado o tempo previsto para adequação e, assim, a população ser aliviada ao mínimo tempo de espera, determinada pela lei, o quanto antes.

O belo ajardinamento realizado nas praças do município fica comprometido quando placas indicativas da 1ª Expoagro se encontram ainda instaladas, tanto tempo depois de seu término;

Algumas indicações feitas por esta Casa Legislativa parecem não merecer nenhuma importância por parte do Poder Executivo, considerando que não houve resposta positiva ou negativa que justificasse seu silêncio. É o caso da indicação feita em no mês de março/2009, que propôs a busca de parcerias para instalação de lixeiras nas ruas de maior movimento em nossa cidade.
As festas de fim de ano estão chegando e com elas o consumo de produtos embalados, como papeis e latas, que acabam sendo jogados no chão por falta de lixeiras.A instalação de lixeiras se faz necessário para que seja oferecido à população e visitantes, local adequado ao depósito de resíduos, no intuito não somente de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, mas também para manter a cidade com jeito de quem sempre primou pelo conceito de "cidade limpa".

Um comentário:

  1. Folgo em saber que temos uma representante legítima no Legislativo Municipal que propõe, indica, fiscaliza, participa e cobra ações do Poder Executivo.
    Essa é a verdadeira função do vereador.

    ResponderExcluir