quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Homenagem ao professor
Ao professor tenho respeito, pois que, num momento dadivoso, o conhecimento e o estímulo ao novo, se nos presenteiam!
A todo aquele que vê no aluno um mundo a ser descoberto e cultivado,
Ao que no olhar ansioso e ávido percebe a vontade de letras, não para escrever uma palavra, mas para contar a vida inteira,
Ao que ao lidar com números os faz somatória de cidadania,
Ao que nos mostrar a célula a vê com cuidado o início da nossa eternidade,
Ao fazer da História um conto para que seja observado e renovado,
E que na química da arte enche todos os corações de esperança
Para que possamos seguir em frente!
A esse mestre, eu agradeço e lutarei sempre por estes personagens que povoam desde cedo nossa existência e o nosso imaginário fazendo de nós possibilidades que farão a diferença na valorização do nosso país!
terça-feira, 9 de outubro de 2012
AGRADECIMENTO
Agradeço de público as manifestações de carinho e solidariedade!! Entendo seu desapontamento e frustração, pois que são sentimentos que percebo em mim! Por outro lado, me sinto tranquila, pois fiz da minha campanha um entender maior da minha comunidade e obtive votos através de pessoas que, acima de tudo, acreditaram na minha capacidade de representá-las!
Fiz da ética, com correligionários e adversários, minha maior bandeira! A vitória do meu partido, PMDB e nossa coligação Unidos por Ibirama e a maioria na Câmara de Vereadores, são ganhos históricos que deixam-me esperançosa e muito feliz! Muito há que ser feito a partir de agora! A responsabilidade para com o bem fazer da coisa pública se eleva a níveis incomensuráveis e, neste momento, devemos estar unidos e atentos! Parabenizo ao Osvaldo e Chico Lohn pelo belíssimo trabalho e aos Srs vereadores eleitos Profª Marilene, Poffo, Jucélio, Nego Sartor e Schaefer, pelo sucesso no pleito eleitoral!
Sinto-me vencedora por tudo isto, não de um pleito, mas certamente da vida, que me concedeu as vossas amizades e a responsabilidade de muitas pessoas que me acreditaram como sua representante!
Indicação - DETERMINA E REGULAMENTA A PUBLICIDADE DE COMISSÕES E CONSELHOS CONSULTIVOS E DELIBERATIVOS DO MUNICÍPIO DE IBIRAMA
Indicamos ao Sr. Prefeito Municipal de Ibirama, Duílio Gehrke, ouvido o Plenário, que seja feita a publicação das ações de todas Comissões e Conselhos Consultivos e Deliberativos do município de Ibirama
JUSTIFICATIVA
Administração Pública, entre outras, se pauta na governabilidade de todos os setores da sociedade. Tendo em vista que, para que o governo se ajuste na administração de forma participativa, a administração municipal institui meios para que as decisões sejam partilhadas com a sociedade e cria órgãos de consulta, apoio e participação ao controle social como os conselhos e comissões, de caráter deliberativo ou consultivo.
Em Ibirama foram criados até a presente data, vinte conselhos e comissões para cumprirem as ações que a elas foram imputadas. No entanto, se faz necessário que os conselhos e comissões sejam amplamente publicados e suas ações sejam conhecidas, atribuindo-lhes a respeitabilidade que é inerente a estes órgãos corresponsáveis ao controle social.
Indicamos então, que seja criada uma lei para que as ações das Comissões e Conselhos, sejam publicadas na Rede Mundial de Computadores, no sítio eletrônico oficial da Prefeitura Municipal de Ibirama com as seguintes informações:
I – Regimento Interno
II – Nomes dos conselheiros titulares e suplentes, bem como informações de contato das instituições que representam: endereço, telefone e endereço eletrônico;
III – Agenda de reuniões de todos os conselhos
IV – Pautas, atas, lista de presenças, relatórios, resoluções e pareceres.
Tendo em vista que o Executivo Municipal faz publicações no seu site, de suas ações e obras, consideramos relevante e indicamos que sejam publicadas também as ações dos conselhos e comissões para conhecimento da população cumprindo, assim, com o quer determina a lei de transparência do serviço público.
Certa que esta indicação seja acatada pela sua relevância, conto com aprovação pelos nobres Colegas Vereadores.
Ibirama, 01/10/2012
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Prestação de contas - Jan a Jun 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
Pronunciamento em 11/06/2012- subsidios vereadores 2013
terça-feira, 5 de junho de 2012
Palavra livre em 04/06/2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
40 anos de caminhada de João Matos
Homenagem a João Matos
terça-feira, 10 de abril de 2012
Palavra livre em 9/04/2012
Vou ler aqui a palavra de um cidadão, publicada em rede social.
“A Câmara de Vereadores é conhecida como sendo a “casa do povo”. A mesma é formada por vereadores que representam toda a comunidade. Todos os atos devem ser públicos e transparentes. Sabendo que há pouca participação dos munícipes junto a Câmara de Vereadores e que a grande maioria da população tem acesso a internet, a JPMDB de Ibirama sugere a criação de um site do Poder Legislativo, bem como, a gravação das sessões e a publicação das mesmas na sua íntegra.
Isso faria com que uma grande parte da população acompanhasse mais os trabalhos da casa, bem como, o desempenho de cada vereador, além de dar mais credibilidade à câmara, uma vez que se tornaria mais transparente. Isso se chama transparência!
Deixe você aqui a sua opinião referente a essa possibilidade de transmissão das sessões da Câmara de Vereadores de Ibirama”.
Foi feita a observação de que nós já havíamos apresentado tal indicação, mas fora recusada pela mesa diretora da época.
terça-feira, 13 de março de 2012
Pronunciamento - Sessão em 12/03/2012
Sr Presidente, Sras vereadoras e Srs. Vereadores, Srs presentes,
Onze de março de 2012, este dia tão especial para Ibirama, se coloca no meu coração e de tantas outras pessoas que aqui vivem,! Sinto por esta cidade algo como se sente pelo que é precioso: a capacidade de desencadear possibilidades e é isto que ela dadivosamente nos proporciona! Vejo-a como algo a ser cuidado com carinho e sensibilidade para que se conserve o seu melhor e mude o que necessário for para seu desenvolvimento pleno! Amo esta cidade com sua história tão rica, sua cultura tão bela e suas paisagens de sonho! Encontrei pessoas tão especiais e instigantes e no seu meio apreendi a ser adulta e profissional! Encontrei na medicina o prazer no trato dos pacientes, sustento e exercício de humildade, tão importantes para minha vida! Tive a música, arte e cultura também como alimento para minha alma! Venho então, nesses seus 78 anos de emancipação política agradecer mais uma vez pela possibilidade de fazer parte de sua história!
Ontem, num movimento continuo de necessidade e desenvolvimento, inaugurou-se em Ibirama a APAE. Nossas pequenas, grandes e especiais pessoas, seres que nos ensinam apreender na diversidade e, sob suas óticas, nos dizem, que nada é definitivo ou imutável e que sempre é momento de acreditar! Acreditar que, mesmo contra a genética, o meio que os acolhe pode ser precioso e determinante para seu desenvolvimento e é prerrogativa nossa proporcionar meios adequados e seguros para estas tão preciosas pessoas! Ao emocionar-me com a declamação feita por Silvana Cristovão da Silva, artista que emprestou a sua voz e sua emoção ao declamar o HINO DE IBIRAMA, digo por todos nós que a missão é árdua, mas chegou o momento de escrever em sua história. – Já pertencemos ao grupo de cidades que cuida dos seus mais especiais filhos!
Parabenizo, e, a história sempre fará referencia, a Sra Ingeburg Krause mentora e sonhadora deste projeto que hoje se torna realidade! Agradeço a Valmira Fusinato e toda sua equipe e voluntários, que esforços não mediram para que aí estivesse! E incito a luta de sua manutenção a todos onde no coração caiba generosidade e sensibilidade!
Gostaria também de parabenizar a Vereadora Zenaide, por promover no dia 9 de março, na SOCIEDADE DESPORTIVA UNIÃO, duas palestras orientada para mulheres. Foi colocada a possibilidade da mulher, com seu olhar sensível, promover mudanças de paradigmas! E, num clima de descontração e sensibilidade, falou a psicóloga Clarice Leal, sobre os egos!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Pronunciamento em 22/02/2012
Sr. Presidente, Sras. Vereadoras e Vereadores e Srs presentes,
Após a eleição da nova mesa diretora nos encontramos novamente para, com esperança renovada, iniciarmos nosso ano legislativo. Tenho uma série de assuntos que quero abordar neste nosso primeiro encontro.
· O primeiro assunto se refere a revisão e atualização do Regimento Interno desta Casa Legislativa. Entendo como prioritária, e persisto neste tema, pela importância que tem para nosso bom desempenho como legisladores.
· Fui, mesmo sem terem me dado ciência, ao lançamento da 3ª etapa do programa “Cuidando da qualidade de vida na agricultura” e gostaria de esclarecer que...
· A qualidade na educação pública não é um privilégio é, sim, uma obrigação incontestável do poder público a todos os níveis. E se tem alguém que pode dizer ter feito “o dever de casa”, este alguém é João Matos e o PMDB, que foram os que viabilizaram, a instalação de educação publica de qualidade como a UDESC e IFET. Digo isto só a guisa de esclarecimento
· A efetivação do Conselho de Cultura, que depende de ação direta do Executivo municipal, vem sendo ignorada desde a aprovação da lei nº 2.735, em junho de 2010. É sabido, e todos devem se lembrar, de que está previsto no Plano Diretor, aprovado em dezembro de 2008, que as ações que o regem dependem de ações concretas. Me refiro ao tombamento de edificações históricas, que está sujeito a este Conselho para que isso se torne realidade. Como é sempre divulgado, pela atual administração municipal, a preservação da cultura é um dos temas mais importantes e o Conselho de Cultura é parte fundamental para impedir a destruição de outros monumentos históricos da nossa cidade.
· Volto a insistir de que, não deixemos para o momento de catástrofes como enxurradas e desmoronamentos, a contratação de equipe de profissionais da área da geologia, para fazer a identificação e o mapeamento dos pontos frágeis e vulneráveis em Ibirama. Como é sabido, as catástrofes naturais acontecerão mais cedo ou mais tarde, haja vista as alterações climáticas que provocam mudanças no sistema de chuvas a cada ano que passa e é pensando no futuro que se pode dar futuro.
· Sobre a divulgação dos trabalhos desta Casa parlamentar, solicito, novamente, que pensemos na possibilidade das sessões da câmara serem transmitidas pela rádio local. Seria também imprescindível a divulgação de todos os trabalhos realizados na Câmara Municipal de Ibirama, com a criação de um site na Internet.