Já está mais do que na hora, de Ibirama ter uma Lei de Tombamento, para preservar o nosso Patrimônio Histórico e Cultural. A falta dessa Lei, fez com que verdadeiros "crimes" fossem cometidos contra o nossa o Patrimônio, peincipalmente no arquitetônico, onde prédio históricos, como a Igrejinha Católica, casas enxaimel, fossem derrubadas, simplesmente por derrubar.Vamos em frente!!!Temos que "salvar" urgente o que sobrou!!!
Concordo plenamente com a Arcely, temos que preservar o Patrimônio Histórico da Cidade. Outro fato que me entristeceu, foi quando visitei os cemitérios dos imigrantes da Cidade, visto a situação de abandono que alguns se encontram, totalmente destruídos, sendo quase impossível se efetuar alguma pesquisa. É lamentavel os estado que se encontra o cemitério católico de Ibirama e pior ainda os antigos cemitérios Luterano e Católico de Dalbérgia, que ficam no morro do Carrapato.Aqui em Joinville, os cemitérios dos Imigrantes foram tombados pelo Patrimônio Histórico e estão sendo recuperados, sendo fonte inesgotável para a pesquisa histórica de seus Imigrantes. Por isso temos que dar um basta para a destruição de tão grande fonte de pesquisa e mesmo a total falta de respeito aos nossos Imigrantes, que iniciaram a construção de tão bela cidade
Ibirama possui um conjunto riquíssimo de prédios que deverão ser tombados para as futuras gerações conhecerem o patrimônio arquitetonico da nossa terra não somente por fotografias. Grande número das cidades do Vale do Itajaí, com processo migratório parecido com o ocorrido aqui, já possuem prédios tombados há muitos anos.
O patrimônio histórico é a vida de uma comunidade,seus anseios e sonhos!Preservá-lo é, com certeza, a possibilidade de questionar e ampliar horizontes!!!
Não podemos deixar que nosso patrimônio histórico construido e deixado por nossos antepassados seja desfigurado, alienado ou usado indevidamente num total desrespeito à nossas raízes culturais. Preservar nossa história concretizada nas edificações é preciso e merece toda atenção.Particularmente sempre abraçamos esta causa e se a Lei de Tombamento for a solução para evitar novas perdas , tem todo nosso apôio.
Já está mais do que na hora, de Ibirama ter uma Lei de Tombamento, para preservar o nosso Patrimônio Histórico e Cultural. A falta dessa Lei, fez com que verdadeiros "crimes" fossem cometidos contra o nossa o Patrimônio, peincipalmente no arquitetônico, onde prédio históricos, como a Igrejinha Católica, casas enxaimel, fossem derrubadas, simplesmente por derrubar.Vamos em frente!!!Temos que "salvar" urgente o que sobrou!!!
ResponderExcluirConcordo plenamente com a Arcely, temos que preservar o Patrimônio Histórico da Cidade. Outro fato que me entristeceu, foi quando visitei os cemitérios dos imigrantes da Cidade, visto a situação de abandono que alguns se encontram, totalmente destruídos, sendo quase impossível se efetuar alguma pesquisa. É lamentavel os estado que se encontra o cemitério católico de Ibirama e pior ainda os antigos cemitérios Luterano e Católico de Dalbérgia, que ficam no morro do Carrapato.Aqui em Joinville, os cemitérios dos Imigrantes foram tombados pelo Patrimônio Histórico e estão sendo recuperados, sendo fonte inesgotável para a pesquisa histórica de seus Imigrantes. Por isso temos que dar um basta para a destruição de tão grande fonte de pesquisa e mesmo a total falta de respeito aos nossos Imigrantes, que iniciaram a construção de tão bela cidade
ResponderExcluirIbirama possui um conjunto riquíssimo de prédios que deverão ser tombados para as futuras gerações conhecerem o patrimônio arquitetonico da nossa terra não somente por fotografias. Grande número das cidades do Vale do Itajaí, com processo migratório parecido com o ocorrido aqui, já possuem prédios tombados há muitos anos.
ResponderExcluirO patrimônio histórico é a vida de uma comunidade,seus anseios e sonhos!Preservá-lo é, com certeza, a possibilidade de questionar e ampliar horizontes!!!
ResponderExcluirNão podemos deixar que nosso patrimônio histórico construido e deixado por nossos antepassados seja desfigurado, alienado ou usado indevidamente num total desrespeito à nossas raízes culturais. Preservar nossa história concretizada nas edificações é preciso e merece toda atenção.Particularmente sempre abraçamos esta causa e se a Lei de Tombamento for a solução para evitar novas perdas , tem todo nosso apôio.
ResponderExcluir