Titulo

terça-feira, 24 de maio de 2011

Palavra livre em 23 de maio

Sra. Presidente, Sra vereadora, Srs Vereadores e Srs Presentes,

Parabenizo o Poder Executivo, através do Departamento de Cultura, pelo evento realizado em comemoração ao dia Internacional do Museu, 18 de maio, acontecido no Salão de Festas da Associação Hansahoehe. Momento em que Suely Petry, em poucas palavras, demonstrou o belo trabalho que desenvolve em Blumenau desde 1969, com perseverança e qualidade!

Houve também um momento de emoção quando o ex deputado Marcondes Marchetti devolveu à família Rosenfelder material colhido durante suas andanças por esta terra, composto por fotos, cartas e vários documentos de Bianca Rosenfelder.

À Maria Rosenfelder, que sempre foi uma incentivadora do resgate de sua história familiar, o meu agradecimento, enquanto cidadã ibiramense, pelo gesto seu e de seus familiares, ao doar, juntamente com Sr Marcondes, este acervo ao Arquivo Histórico de Ibirama.

Na ocasião houve uma exposição de brinquedos antigos cedidos por membros da comunidade e exposição de miniaturas de aeronaves confeccionadas por Sr Betz, que tem este oficio como hobby.

Sobre museus, segundo Mário Chagas – Museólogo e Dr. em Ciências Sociais - "Museus são janelas, portas e portais; elos poéticos entre a memória e o esquecimento, entre o eu e o outro; elos políticos entre o sim e o não, entre o indivíduo e a sociedade. Tudo o que é humano tem espaço nos museus. Eles são bons para exercitar pensamentos, tocar afetos, estimular ações, inspirações e intuições".

É importante refletirmos porque preservar a memória da nossa população é valorizar todos os segmentos que remetem à vida dos nossos antepassados resguardando, como patrimônio imaterial - a gastronomia, a música, a dança, o esporte e o idioma e, como patrimônio material - os documentos, objetos, fotografias e edificações da nossa cidade. É fundamental preservar este patrimônio porque significa perpetuar uma cultura na qual estamos inseridos e, aos poucos meus amigos, vamos recompondo a história.


 

Gostaria também de mencionar e parabenizar os Corais de Ibirama - Coral União, Coral HANSAHOEHE e Coral Cativar - pelas belíssimas apresentações durante os festejos da Capela Nossa Senhora do Caravággio, em Subida, município de Apiúna, sábado dia 21/05.

Gestos de extrema grandeza e humildade é o de adoção.

Marco histórico e de orgulho dos ibiramenses a lei de adoção, autoria de um dos nossos maiores políticos, o ex deputado federal João Matos, visando promover agilidade no processo de adoção, tão morosos até então. Junta-se a este esforço a campanha "Laços de amor", lançada na manhã de 23/05, na Assembléia Legislativa do Estado e que se estenderá até final do ano, numa parceria entre a Assembléia, OAB- SC, Ministério Público SC e Tribunal de Justiça de SC, que tem por objetivo estimular a adoção de crianças com mais idade e com alguma deficiência.


 

Ibirama, 23 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Palavra livre em 16 de maio

Sra. Presidente, Sra vereadora, Srs Vereadores e Srs Presentes,

Na semana da enfermagem gostaria de parabenizar pessoas importantes na minha vida, pois que, por 30 anos foram, no hospital, meu braço direito e esquerdo, companheiras de angustias e alegrias e, nomeando enfermeira Waltraud Graaf, enfermeira Maria Beber e enfermeira Leila Grabowski, parabenizo o setor da enfermagem do nosso hospital e em cada lugar desta nossa Ibirama, onde elas desenvolvem seu trabalho!!!

Soube, com muita emoção, que nosso hospital terá em breve o nome Dr Waldomiro Colautti, certamente não somente sonho nosso mas, de cada munícipe, projeto do nosso deputado Aldo Schneider.

Parabenizo a Comunidade Evangélica nos seus 107 anos que, no afã de evangelizar, trouxe à Ibirama, na determinação dos seus homens na sensibilidade de suas mulheres, nos sonhos dos seus jovens e na ingênua sabedoria de suas crianças a possibilidade de comemorar esta data demonstrando que o amor pelo trabalho, o respeito pelos seus semelhantes e o ecumenismo demonstrado pelos seus pastores será sempre o melhor caminho para a liberdade e do desenvolvimento.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Palavra livre – 02/05/2011

Sra Presidenta, Sra Vereadora, Srs Vereadores e demais presentes,

Quero hoje me reportar a uma situação que, em outra ocasião, já foi por mim mencionada. Trata-se sobre a divulgação das leis depois de sancionadas. As leis, que regem e disciplinam as ações que os munícipes devem cumprir, só podem ser seguidas e obedecidas depois de publicadas, e conhecidas pela população.

O Plano Diretor, (2008) e o Código de Posturas (Lei complementar nº 88 de 2010), por exemplo, são leis extensas, com inúmeros artigos, e deveriam estar publicadas no site da Prefeitura Municipal para serem consultadas por qualquer munícipe. No entanto o Plano Diretor, não se encontra disponível.

Falo sobre esta questão porque fui procurada por alguns munícipes, após visita recebida em seus estabelecimentos, para tratar sobre os tais anúncios publicitários. Manifestaram concordância com o regramento, mas que precisam ser melhor informados sobre o que exige a lei.

Sugiro que seja realizada uma reunião onde fossem esclarecidas as tais normas para que os envolvidos e interessados possam se adequar.

Obrigada